sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rele Pisca-lampadas


Este circuito é semelhante ao circuito - Pisca-Led Rele - apenas troquei os leds por lâmpadas incandescentes.

Funcionamento:
A cada piscada - num ritmo de mais ou menos tres vezes por segundo - o led-pisca energiza a base do transistor, que por sua vez enegiza a bobina do relé. Quando enegizado, o relé fecha seu contato NA energizando as lâmpadas.

Componentes:

D1 = Diodo 1N4148
D2 = Led-pisca

Q1 = Transistor NPN 548
RL = Relé - 9v
Sw1 = Interruptor simples
Bateria - tipo tijolinho - ou uma fonte de 9v
F1 = Fusível - 2A
BL1 á BL4 = lampadas incandescentes - 120v - 40w



Click ampliar



Vejam o video com a simulação deste circuito:
Video

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pisca-Led Relé


Aproveitando-se da caracteristica de um led-pisca- que como o nome já diz: pisca quando energizado - este circuito faz piscr 12 leds em uma frequencia que acompanha as piscadas do referido led-pisca.

Funcionamento:
A cada piscada - num ritmo de mais ou menos tres vezes por segundo - o led-pisca energiza a base do transistor, que por sua vez enegiza a bobina do relé. Quando enegizado, o relé fecha seu contato NA energizando os leds.

Componentes:
D1 = Diodo 1N4148
D2 à D13 = led vermelho de 5mm
D14 = Led-pisca

Q1 = Transistor NPN 548
RL = Relé - 9v
Sw1 = Interruptor simples

Bateria - tipo tijolinho - ou uma fonte de 9v

Click para ampliar


Veja o video da simulação deste circuito:
Video


Motor de rotor bobinado



Motor de rotor bobinado com comutação automatica de resistores:

Pulsando-se B1, C1 e D1 são energizados e permancem assim atraves do contato de selo de C1. O motor parte com os valores totais dos resitores ligados ao induzido.

Após o tempo determinado em D1, seu contato NA fecha colocando C2 e D2. O motor parte com 1/3 dos valores dos resistores ligados ao induzido.

Após o tempo determinado em D2, seu contato NA fecha colocando C3 e D3. O motor parte com 2/3 dos valores dos resistores ligados ao induzido.

Após o tempo determinado em D3, seu contato NA fecha, colocando C4. O motor parte com sua potencia total.

Click para ampliar


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Relé Trifasico de Falta de Fase



Alarme de falte de fase para proteção de aparelhos que usam alimentação trifásica. Se houver queda em qualquer uma - ou em todas - das fases, a chave transistorizada será fechada acionando o alarme.

Obs:
- Como alarme foi usado um despertador, desses vendidos em loja de 1,99. Foi removido a bobina, e os ponteiros deixando apenas o buzzer, responsavel pelos beeps.

- A trilha de cobre que liga o negativo da pilha com  a pastilha - que na verdade é o circuito intergrado do relógio -  foi sequicionada entre os pontos 'a' e 'b' .

- O ponto 'a' do despertador foi ligado ao 0 volt do circuito. O ponto 'b' foi ligado aos emissores dos transistores.

Click para ampliar

Partida direta de motor bifasico


Na chave de partida direta para motores bifásicos são usados os mesmos componentes que se usa para uma partida direta com motores trifásicos. Que são:  fusíveis - ou disjuntor - de proteção, contator e o relé termico.

Obs: Veja, no esquema, que o segundo contato  do relé termico está em série com o terceiro. Isso se torna necessário porque é preciso que em  todos os contatos do relé passe corrente, caso contrário ele não abriria os  contatos 95/96, em caso de sobre-aquecimento.

Click para ampliar

Dahlander - Comutação Polar e Reversão


Funcionamento:
Pulsando-se B1, o contator C1 e o rele temporizador D1 são energizados, permanecendo assim atraves do contato de selo C1-NA. O motor parte em baixa rotação.

Após o tempo determinado em D1, seu contato NA fecha energizando o contator auxiliar Cau1, que permanece energizado atraves de seu contato de selo Cau1. Ao ser energizado Cau1 abre seu contato NF Cau1 retirando o contator C1, ao mesmo tempo que energiza, atraves de seu contato NA Cau1, o contator C3, este se mantem energizado atraves de seu contato de selo. C3 energiza o contator C5. O motor passa para a alta rotação.

Pulsando-se B2, o contator C2 e o rele temporizador D2 são energizados, permanecendo assim atraves do contato de selo C2-NA. O motor parte em baixa rotação e num sentido inverso ao se premir B1.

Após o tempo determinado em D2, seu contato NA fecha energizando o contator auxiliar Cau2, que permanece energizado atraves de selo contato de selo Cau2. Ao ser energizado Cau2 abre seu contato NF retirando o contator C2, ao mesmo tempo que energiza, atraves de seu contato NA, o contator C4, este se mantem energizado atraves de seu contato de selo. C4 energiza o contator C5. O motor passa para a alta rotação.
Click para ampliar


Contador Binario


Este circuito - de cunho didático - permite, de forma fácil e lúdica, aprender como funciona o sistema de numeração de base 2 ( sistema binário).

Funcionamento:

Como sistema de clock foi usado o led-pisca - veja  Aqui -  informaçoes sobre este componente.
Com S1 fechado,a cada 'piscada' do led-pisca o CD4040 - que é um contador binário de 12 estágios - incrementa suas saídas. Iniciando no pino 9 - saída de menor valor binário(valor 1) até a saída de maior valor(2048) que é o pino 1.

Para lê o valor binário, abra S1 - parando a contagem -  e some os valores abaixo dos leds que ficarem acesos. Para iniciar nova contagem, aperte S2 - botão de reset - e depois feche S1.

R1 a R12 = 470R
L1 a L2 = led 5mm

Click para ampliar


Vejam o video com a simulação deste circuito:
Video

Cigarra Audio-Visual


Este circuito usa o som causado pela intermitência dos contatos de um relé, para criar uma cigarra audio-visual.

Devido a simplicidade do circuito, o audio não é tão forte. Tornando este tipo de campainha ideal para se instalar ao lado da mesa da recepcionista que controla a entrada das pessoas ao ambiente, tipo: escritorios, consultorios medico, etc.

Funcionamento:

Ao pressionar o push-button - tipo NA  ou um interruptor de campainha - o contato comum do relé energiza a bobina, fazendo com que o relé abra e feche  os contatos  ao mesmo tempo que faz piscar o led. O som dos contatos, auxiliado pela carga e descarga do capacitor, imita  o som característico das antigas campainhas residencial do tipo cigarra.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Controle de Portões 2


Este circuito é uma versão 'mecanizada' do circuito Controle de Portões . Ambos possuem a mesma função: controlar a abertura/fechamento de dois portões.

O objetivo é fazer com que um visitante mal-intencionado tenha sempre um portão fechado para lhe barrar a saida ou a entrada.

Funcionamento:

Com os dois portões fechados, ao se premir qualquer um dos interruptores - S1 e S2 - são do tipo bush-button NA, o portão correspondente se abrirá. Porém se um dos portões estiver aberto, não será possivel abrir o outro.

Obs:
- Ligar a alimentação da fechadura nos pontos 'A' e 'B'.
- As chaves FC1 e FC2 são chaves fim de curso. No circuito foram usadas as chaves MG2600 da Margirus, mas é possivel usar outras semelhantes.

- A chave FC1, responsavel por energizar o portao 1, deve ser instalada no batente do portão 2.

- A chave FC2, responsavel por energizar a fechadura do portão 2 - deve ser instalada no batente do portão 1.

- Elas devem ser instaladas de modo que quando os portões estiverem fechados pressionem os cames de cada uma - pequena alavanca - das chaves.




Dahlander - comutação polar por relés e botões


 Pulsando-se B1; Cau (contator auxiliar) entra e coloca D1 e C1, o motor parte em baixa rotação. Após o tempo programado, D1 - através de seu contato NF - tira C1 e coloca  C2 e C3. O motor passa para alta rotação.
 Pulsando B2; C1 entra, o motor parte em baixa rotaçao e permanece na mesma até que B1 seja pressionado.

Click para ampliar




Alarme de porta aberta


Este circuito é ideal para locais que,motivos específicos, não podem ficar com a porta aberta além de um determinado tempo.

Funcionamento:

O reed-switch - do tipo NF - é o resposavel pela energização do circuito, quando a porta for aberta. Para isso deve-se fixar o reed no batente da porta e fixar um íma na porta, de modo que quando a porta estiver fechada, ambos - íma e o reed - fiquem o mais próximo possível.

Obs:
O led-pisca é o responsavel pelo intervalo de tempo entre os 'beeps'.
O sonalarme é do tipo para tensão de 3 a 30vcc.
O reed-switch é do tipo NF - este tipo permanece com os contatos fechados quando não há um íma sobre o mesmo.


Relogio Binario-Decimal


 Diferente dos demais relógios que marcam a hora no sistema sexagenal(base 60), este usa a base 60 para marcar os minutos e a base binária para marcar as horas.

Funcionamento:
O circuito formado pelos dois transistores BC548, recebe em sua entrada, ponto c, os pulsos - senoidais - de 60Hz da rede elétrica - através do secundário do trasnformador da fonte - antes da ponte de diodos. Esses pulsos, agora transformados em pulsos quadrados - pois, os CIs digitais só funcionam com
pulsos quadrados - são enviados a entrada do CD4040, que é um contador-divisor binário. O CD4040, entega em suas saidas ( 1,3,14 e 15) um pulso por minuto, que através do gate b, do CI4082, é levado a entrada de clock do  CI 1 - CD4026 - este CI, após contar até nove, envia - através do seu pino 5 - um pulso para o segundo CI - CD4026.

Quando a contagem do CI 2 - CD4026 - chega ao valor 5, ele é ressetado pelo gate 'a' do CD4082. Para cada pulso de ressete, o CI 3 - CD4040 - incrementa sua contagem em binário, exibindo - através dos leds, as horas no sistema binário.

Quando o valor binário no CI 3 chega ao valor 24 - L5 e L4 acesos - este CI é ressetado pela gate and - improvisado pelos diodos D1 e D2 mais o resistor de 4.7k.


 Gate a - responsavel pelo reset dos minutos:Pinos 9, 10 e 11, ligados - respectivamente - aos pinos 6, 7 e 11 do CI2(4026). Pino 13 deve ser ligado ao pino 15 do CI2(4026).

Obs:
- Ligar o ponto 'c' do transistor BC548 no ponto 'c' da fonte.
- S1 = push-botton NA : acerto das horas.
- S2 = push-button NA : acerto dos minutos.

- Para  ler as horas em binário: somar os valores abaixo dos led que estiverem acesos, conforme tabela abaixo:

L1 = 1
L2 = 2
L3 = 4
L4 = 8
L5 = 16

Exemplo:
L4 e L5 acesos : 16 + 4 = 20 horas (oito horas) + o valor dos minutos  no display.

Click para ampliar


Veja o Vídeo


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Potenciometro Digital


CI 4051 é um multiplexador/demultiplexador de oito canais. Os pinos 11, 10 e 9 servem de entradas de seleção (selecionam qual das oito entradas vai para saida - pino 3). Os resistores devem ser de valores diferentes(R1 será o de menor valor e R8 o de maior valor)

CI 40193 é um contador binário UP/Down, ou seja, ele tanto incrementa como descremeta a contagem.
Pressionando-se S1 haverá uma contagem no sentido crescente, se for S2 a ser pressionado a contagem será no sentido decrescente.

CI 4511 è um contador/decodificador para display de sete segmentos. Para cada pulso em S1 ou S2
o CI40193 conta em binário e este valor será mostrado via CI 4511 no display, indicando assim qual das entradas (resistor) está conectado a saida(pino 3).

Click para ampliar

Controle de motor 4



Com quatro gates NO, em configuração biestavel, e um interruptor - tipo push button - temos
o controle de rotação de um pequeno motor dcc.

Led com cor vermelha = rotação do motor em um sentido.
Led com cor verde = rotação do motor em outro sentido
D1 - Led bicolor.
Q1 = Q2 Transistor BD135.
Q3 = Q4 Transistor BD136
Click para ampliar

Alarme de Arrombamento de porta


Este circuito quando fixado ao lado de uma porta ou janela, dispara o alarme
quando esta ou aquela é aberta.

Por ser de fácil montagem e conter poucos componentes, é possível a montagem de
um circuito para cada porta ou janela que se queira proteger.

Obs:
1 -O RS é um reed-switch  tipo NA - contatos abertos sem a presença de um íma,
contatos fechados quando proximo a um íma.

2 - O ima deve ser fixado na porta e o circuito no batente da mesma. Ao abrir a
porta- a chave S1 estando fechada - o ima afasta do reed-switch, os contados do
mesmo se abrem e o transistor é polarizado, ativando o alarme. Para desligar o
alarme basta abrir S1.

3 - A troca do relé por um de dois pares de contatos reversiveis, permitirá
trocar  o sonalarme por um de potencia maior. Também permitirá ligar uma
lampada junto com o sonalarme.

4 - Tanto o cicuito como o ima devem ficar 'longe' da vista do larápio.


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Alarme de falta de tensão 2


Este circuito aciona um beep quando falta tensão. O circuito de alarme foi aproveitado de um relogio-despertador - do tipo vendido por camelôs.

Retire todas as engrenagens e a bobina que vem no relogio - será usado apenas o circuto interno e a pilha - ligue o ponto 'a' do circuito-relogio ao coletor do transistor e o ponto 'b' ao emissor. O ponto 'a' e o ponto 'b', quando interligados, acionam o buzzer do despetador, e é isso que faz o transistor quando há falta de energia.

Obs:

1 - A trilha de cobre, no circuito do relogio-despertador, que liga o negativo da pilha  com uma das 'pernas' da pastilha, está aberta( os dois traços entre o ponto 'a' e o ponto 'b') .

2 - O capacitor eletrolítico deve ter tensao nominal de no minímo 25v.

Relogio Digital


A base para este circuito são quatro CIs contadores e decodificadores para display decimal(CI 4026).
Os pulsos de clock são tirados do secundario do transformador, antes da ponte de diodo, portanto são
usados os 60Hz da rede eletrica

Os 60Hz da rede são levados, via porta 'a' do CI 4081, à entrada de clock do CI4040, que é um contador
 divisor binário, que irá dividir os 60Hz por 3600. As portas 'b' e  'c' do CI 4081, recolherão a divisão e no pino 11, da porta 'd', estará disponivel um clock de um pulso por minuto.

O pino 1, entrada de clock do CI4(4026),  recebe a cada minuto um pulso vindo da porta 'd'. Assim este
CI incrementa um numero por minuto e mostra esse numero no display. Quando receber o decimo pulso
o CI4,será auto-ressetado, iniciando uma nova contagem, ao mesmo tempo que é ressetado ele envia um pulso através de seu pino 5 ao CI3, fazendo com que este CI incremente um numero a cada pulso recebido.

O CI3(4026) é ressetado no sexto incremento,quando recebe um pulso no seu pino 15(reset), através da
porta 'C' do CI 4073. Este mesmo pulso é enviado ao pino 1 (clock) do CI2(4026), fazendo com que este
CI incremente um numero a cada pulso recebido.

O CI2 e o CI1 serão ressetados com um pulso nos seus pinos de reset(pino 15) pela porta 'B', do CI 4073, quando esta porta detectar o numero 24, ou seja, quando o relogio marcar 24 horas.

Obs:
Ligar o ponto x2 ao pino 9 do CI 4040.Isto fará com que o ponto decimal do segundo display pisque a razão, aproximadamente, de um pulso por segundo.

CI 4073
Porta B - responsavel pelo reset das horas:
O pino 3 deve ser ligado ao pino 7 do CI1(4026).
O pino 4 deve ser ligado ao pino 6 do CI2(4026).
O pino 5 deve ser ligado ao pino 7 do CI2(4026).
O pino 6 deve ser ligado ao pino 15 do CI2(4026).

Porta C - responsavel pelo reset dos minutos:
Pinos 11, 12, 13 ligados - respectivamente - aos pinos 6, 7 e 11 do CI3(4026).
Pino 10 deve ser ligado ao pino 15 do CI3(4026).

Diodos
D1 = D2 = 1N4148


S1 é responsavel pelo acerto das horas.
S2 é responsavel pelo acerto dos minutos.




Click na imagem para ampliá-la


Clock-Led


A base do funcionamento de um circuito digital é o clock. Todo Ci digital precisa de um clock em seu pino de entrada para  'incrementar seus bits'.

Existem cetenas de sistemas de clocks, uns mais sofisticados que outros, que cumprem seu papel de 'alavanca binária'. Quando a precisão do clock não for fator relevante no circuito, é possível lançar mão de algum 'macete' para se obter um clock 'fácil  e barato'.

O led-pisca, apesar de ter uma aparencia semelhante a um led comum,traz embutido um mini circuito de clock, que o faz piscar a cada tres segundos. Para usá-lo como um  sistema de clock, basta interligar o ponto 'c' no pino de clock do CI.


Fake Alarme para carro


Com apenas um led-pisca, é possivel simular um alarme para carro. O led-pisca é semelhante a um led comum, porém, traz embutido nas 'entranhas' um micro circuito que o faz piscar na razão de uma piscada a cada tres segundos.

A dica é instalar o led no painel do carro, numa posição de fácil vizualização pelo lado de fora. Quando o 'gatuno' se aproximar do seu carro verá o led piscando e pensará que se trata de um alarme.

Obs:
1 - Os fios e o interruptor, que ligam o led, devem ficar escondidos. Apenas o led fica visível.

2 - É claro que um simples led piscando não vai parar o elemento que realmente esteja determinado a roubar o carro, mas certamente, fará com que alguns desistam.


sábado, 10 de novembro de 2012

Calculadora Binária


Este circuito, de cunho didatico, serve para demonstrar como funcionam as calculadoras. O CI 4008 é um somador lógico de 4 bits.     

Funcionamento:
As teclas S1 à S4: Entradas dos valores - em binário - da parcela 'A'. AS teclas S5 à S8: Entradas dos valores - em binário - da parcela 'B'. As saidas - pino 10 à 14 - demostram, através dos leds, a soma das parcelas 'A' e 'B'.

Obs:.
 1. As teclas - tipo push-button - mais os resistores e os capacitores , funcionam como um temporizador - depois de pressionadas os valores são visualizados nos leds por 19 segundos - após esse tempo  os valores são zerados. Estas teclas podem ser substituidas por chaves tipo um polo e duas posições, sem a necessidades dos capacitores e resitores. o polo da chave deve ser ligado a entrada do CI e uma
 posição no 'vcc' e a outra no terra.

 2. Os leds vermelhos representão os valores de zero a quinze, o led verde representa o valor 16 - então este CI soma valores até 31. É possivel aumentar este valor se for interligado o pino 14 - saida carry
out - a entra carry in - pino 9 - do outro CI 4008.

Click na imagem para ampliá-la



Orgão Eletronico


O CI 4017 e o transistor Tuj são a base para este circuito. O 4017 tem como função colocar, a cada pulso recebido do CI 555, um valor de resistencia diferente. A oscilação do transistor Tuj muda a cada resistencia inserida, esta oscilação é amplificada pelo transistor 548, que por sua vez polariza o estagio de potencia(BD135), responsavel pela saida de som via Fte.

P1 a P10 são trimpots de 47k.

Click na imagem para ampliá-la

Fechadura com senha 3


Simples, porém eficiente, este circuito transistorizado - quando ligado a uma fechadura eletrica - permite controlar através de uma senha, o acesso de pessoas a locais(ou a objetos) não permitidos.

Funcionamento:
 Quando S1 é pressionado carrega o capacitor de 10uF que polariza Q1, este entrando em saturação
coloca nivel zero na base de Q2, que também é saturado. O mesmo acontecerá com Q3 e Q4, quando S2 for pressionado, e assim com os demais pares de transistores, quando o botão correspondente for pressionado, até chegar em Q11, que é o responsavel pelo disparo do triac.

Cada capacitor é responsavel pelo tempo em que o par de transistor fica em saturação(que corresponde ao tempo de descarga do capacitor). Portantos os capacitores desempenham a função de um timer, limitando o tempo que a pessoa terá para digitar o código correto.

Para abrir a fechadura é preciso que as teclas sejam digitadas na sequência correta. Se outra tecla, que não seja a da senha, for pressionada disparará o alarme.

Click na imagem para ampliá-la

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sequêncial de 10 Leds


Este circuito, de fácil montagem, faz piscar dez leds de forma sequencial. Para
o sistema de clock foi usado um led-pisca.

O led-pisca, na aparencia, é idêntico a um led comum, pórem, embutido em suas
'entranhas' tem um pequeno circuito - astável - que faz com o led pisque numa
frequência aproximada de 3 Hz por segundo.

Quando o led-pisca passa de um nível para outro - apagado/aceso - há uma queda
na tensão. Essa quenda é 'sentida' pelo pino de clock do CD4017, que muda o
estado de  suas entradas - de forma sequencial, para cada 'piscada' do
led-pisca - de nível baixo para alto.


Componentes:

CD4017 = CI digital - contador de decada
L1 = Led-pisca
L 2 á Led 11 = led comum de 5mm
Click na imagem para ampliá-la
Vejam o video com a simulação deste circuito:
Video


Fechadura Com Senha 2


Com apenas um CI, é possivel elaborar um circuito que controle o acesso de pessoas a determinados locais ou objetos.

A fechadura eletrica, do local restrito, só pode ser aberta se a pessoa digitar a sequência correta, caso ela digite um numero errado ativará o alarme. Os capacitores e os resitores das chaves S1 a S4, funcionam como um temporizador, limitando o tempo de digitação das teclas.

Componentes:
CD4082 = CI digital com dois gates And de quatro entradas
S1 a S8 = push-button NA
Tensao de alimentação = de 6v a 15v
Relé =  de acordo com a tensão usada
Capacitor de 47nF  - do alarme  = ceramico ou poliester


Click na imagem para ampliá-la



Gate Nand com transistor

Este circuito simula uma porta Nand de tres entradas. Quando uma ou todas as entradas estiverem com nivel zero, a saida irá a nível alto.



  Entradas Saídas
      A B C        S
      0  0 0         1
      1  0 0         1
      0  1 0         1
      0  0 1         1
      1  1 1         0

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Reversao de Motor com dois Enrolamentos


 Este comando serve para acionar e controlar o sentido de rotação e velocidade de um motor de dois enrolamentos- duas velocidades.

Funcionamento:
B1 ao ser pressionado, energiza C1 que dar partida ao motor em baixa rotação. B2 ao ser pressionado, energiza C2, que dar partida ao motor em baixa rotação e num sentido de rotação contrário ao C1.
B3 ao ser pressionado, energiza C3 que dar partida ao motor em alta rotação. B4 ao ser pressionado, energiza C4, que dar partida ao motor  em alta rotação e num sentido de rotação contrário ao C3.

Os contatos: C3NF, C4NF, B3NF, B4NF, B2NF, C2NF, C1NF,C3NF e C4FN; servem como selo de segurança, ou seja, impedem que dois - ou mais - contatores entrem ao mesmo tempo.

Click na imagem para ampliá-la

Relogio Digital de Voz


Este relogio foi projetado para ser alimentado por 4 pilhas. Para economizar as pilhas, os display ficam apagados só acendendo no momento em que é preciso ver as horas, sendo acionados pela voz, via
microfone de eletreto (M1).

O circuito de clock - Cx - foi retirado de um despertador do tipo vendido por camelôs, ele(o circuito) possui uma seneloide ligada a saída clock. Descarte a seneloide(será usado apenas o circuito) e ligue a saida clock nas entradas do gate 'a' do 4081, como mostra o circuito.

Os CI 4040 e os gate b,c,d do CI 4081, fazem a divisão da frequencia de clock, passando de um pulso por segundo para um pulso por minuto.

Ligar o ponto x1 ao coletor de Q2 (BD135)
Ligar o ponto x2 ao pino 9 do CI 4040.

Componentes:

CI 4073
Gate b - responsavel pelo reset das horas:
O pino 3 deve ser ligado ao pino 7 do CI1(4026)
O pino 4 deve ser ligado ao pino 6 do CI2(4026)
O pino 5 deve ser ligado ao pino 7 do CI2(4026)
O pino 6 deve ser ligado ao pino 15 do CI2(4026)

Gate c - responsavel pelo reset dos minutos:
Pinos 11, 12, 13 ligados - respectivamente - aos pinos 6, 7 e 11 do CI3(4026).
Pino 10 deve ser ligado ao pino 15 do CI3(4026)

Resistores
R1=4.7k R2=100k R3=2.2k R4=22k R5=47k
R6=10k R7=10k R8=4.7k R9=100k R10=100k

Capacitores
C1= C3= C4= 100nF
C2=100uF - C5=10uF - C6=47uF

Diodos
D1 = D2 = 1N4148

S1 é responsavel pelo acerto das horas
S2 é responsavel pelo acerto dos minutos.

Click na imagem para ampliá-la


Gate OR com Diodos


Este recurso é usado quando precisamos de uma porta OR com mais de duas entradas e não temos a nossa disposição.

Emquanto todas as entradas(A, B, C e D) mantiverem-se em nível baixo, a saida('S')
também se manterá neste nível. Se qualquer uma das entradas receber nível alto, a saida passará para nível alto.


Entradas         Saida
A   B  C   D        S
0   0   0    0         0
1   0   0    0         1
0   1   0    0         1
0   0   1    0         1
0   0   0    1         1




Controle de Motor 3

Com um CD4011 e um interruptor paralelo, um polo e duas posições, temos um controle de rotação para pequenos motores dcc.

Este circuito pode ser usado na construção de pequenos robôs ou em outro tipo de atividade, onde se precise movimentar pequenas cargas de um lado para outro.

Click na imagem para ampliá-la
CD4011

domingo, 4 de novembro de 2012

Sequencial de 40 canais


Este circuito permite que 40 cargas sejam acionadas em sequencia, numa frequencia determinada pelo sistema de clock usado.

Funcionamento:
Quando o circuito for acionado, a  saida S1 - pino 3 do CI 1 - passa a nível 1, permancendo assim até o proximo clock, quando passa a nivel 0 ao mesmo tempo que a saida 2 - pino 2 - passa para nivel 1. O proximo clock coloca nivel 0 - zero - na saida 2 e nivel 1 na saida 3, e assim procede ate chegar na ultima saida - pino 11. O pino 11 desabilita o CI 1 - colocando nivel 1 em seu pino 13 - ao mesmo tempo que o CI 2 é habilitado - via gate 'a' do CI 4049 - e coloca a proxima saida - saida 10, pino 2 - em nivel 1 . Ao chegar na ultima saida - pino 11 - o CI 2 tambem será desabilitado - com nivel 1 em seu pino 13 - ao mesmo tempo que habilita o CI 3 - via gate 'b'. A saida 18 - pino 2 do CI 3 - passa para nivel 1. Tudo se repete com o CI 4 e CI 5, porém a saida 41 - pino 9 do CI 5 - resseta todos os CIs e um novo ciclo recomeça.

OBS:
1 - CI 1 a CI 5 = CD4017.
2 - Para acionar relés ou triacs é preciso usar transistores nas saidas dos CIs.

Click na imagem para ampliá-la

Motor Trifásico de 12 Terminais


Os motores de 12 pontas são usados em equipamentos que exige grandes potencias, tipo pontes rolantes, grandes tornos, talhas e outros. As ligações das pontas devem ser de acordo com a tensão usada.

Click na imagem para ampliá-la



Led Noturno


Este circuito, instalado em um ambiente que antes ficava totalmente as escuras, permite a visualização dos objetos - moveis, portas,etc... -  do local, facilitando a passagem de pessoas, sem a necessidade de ligar a
iluminação. Ideal para corredores, salas, quartos de crianças, e banheiros.

O tamanho reduzido e o uso de uma fonte sem transformador, torna-o ideal para instalá-lo na caxinha do interruptor. O ldr impede o acedimento do led durante o dia ou se a iluminação local estiver ligada.

Componentes:
Capacitor de poliester = 100nf - 250v
Diodo retificador = 1N4007
Resistores = 470R, 10M, 22k, 100R
Diodo zener = 10v - 1w
Capacitor eletrolítico = 220uf - 25v
Transistores = BC548, BC558
Led =  branco de 10mm
LDR =  pequeno - 3mm




Gate And com Diodos


Com um resistor e diodos podemos implementar uma porta AND com quantas entradas desejarmos.

Funcionamento :
Com as entradas(catodos dos diodos) em nível baixo, os diodos ficarão polarizados e conduzirão, com isso seus anodos não ficarão com tensão suficiente para levarem a saida 's' a nível alto.

Quando todas as entradas estiverem em nível alto, os diodos estarão polarizado inversamente
(não conduzindo), assim em seu anodos haverá tensão suficiente para leva a saída 's' a nível alto.


Fonte Regulada - 9v - 1A


Esta fonte,faz uso do CI 7809 para fornecer em sua saida uma tensão regulada de 9vcc - 1A.

Fácil de montar e pode ser usada na maioria dos circuitos  aqui apresentados.
O 7809, apesar de possuir aparência semelhante a de um transistor, ele não é um transistor, e sim um CI regulador de tensão de ótima precisão. Podendo receber em sua entrada - pino 1 - uma tensao - não regulada - de até 35v e fornecendo em sua saida - pino 3 - uma tensão regulada de 9v.

CI 7809


sábado, 3 de novembro de 2012

Sequencial de alta potencia


Este sequencial de alta potencia serve como sistema de iluminação para festas, luzes de natal
ou como simulador de presença em residencias.

Funcionamento :
Com T2 desligado, uma pequena corrente flui através de L2, D1 e R1, disparando T1(L1 acende).
Quando T2 é disparado (via CI 4017 e BC548) a corrente através de D1 e R1 cessa e C1 produz
um pulso negativo em T1, desarmando-o (L1 apaga, L2 acende).
Quando a tensão no gate de T2 (Que vem do CI 4017 via BC548) cessa, T2 é desarmado(L2 apaga)
e novamente, T1 é disparado via L2, D1 e R1 ( L1 acende).

Componentes
- L1 a L20 = Lâmpada incadescente 100w -- 120v.
- T1 a T20 = Triac tic246B(usar radiadorres de calor)
- C1 = Capacitor de poliester 470nF 250v
- D1 = Diodo 1N4003

OBS
- Ligar R2 ao coletor de Q1.
- Repetir o bloco 1 para os demais transistores.
- Observar que no pino 2 dos triacs vão o fio neutro da rede eletrica e o fio negativo da fonte.

Click na imagem para ampliá-la

Transistores - SRC

Os transistores na configuração do circuito abaixo comporta-se como um src. A potencia fornecida depende do tipo de transistor usado.

Roleta Dicroica Eletronica


O contador decimal 4017, o decodifcador e drive para display 4026 e o já 'manjado' 555, formam este circuito de cunho lúdico, que pode se tornar um divertido passa-tempo, para os momentos de folga.

Funcionamento:
Quando S1(botão tipo push-button) for pressionado, o CI 555 enviará pulsos para as entradas de clock do 4017 e do 4026, fazendo com que a cada pulso recebido, uma lâmpada seja acesa e um número seja mostrado no display.
Mesmo após a pressão sobre S1 cessar, o 555 continuará enviando os pulsos de clock enquanto
houver carga suficiente em C1. Quando a carga de C1 acabar(e isso acontecerá lentamente via resistor de 100k) os pulsos cessarão, então uma das lâmpadas ficará acesa e o display mostrará um numero. O premio será do sortudo que acertou a lâmpada e o número.

Para tornar a brincadeira mais divertida foi ligado um buzzer(do tipo pastilha) nos pinos de clock dos
dois CIs(este buzzer emitará o som de uma roleta de verdade).

As lâmpadas São do tipo usadas no natal, cada uma de cor diferente.

Click na imagem para ampliá-la
Vejam o video com a simulação deste circuito:
Video




Relogio Binário


Este circuito, de cunho didático, exibe as horas usando o sistema de numeração binário.

Funcionamento:
Os transistores Q1 e Q2 são responsaveis por transformar os pulsos senoidais (60 Hz) que recebem da rede eletrica - via secundário do transformador - em pulsos de ondas quadradas. Esses pulsos são levados ao pino de clock(pino 10) do CI 3 4040 - que é um contador binario, mas neste caso esta sendo usado como divisor de frequencia.

O gate 'B' - gate AND do CI 4082 - tem como função receber - em suas entradas - a divisão dos 60 Hz feita pelo CI3 e, entregar em sua saida um pulso por minuto. Este pulso é levado ao pino de clock do CI 1 (4040) - que agora esta sendo usado como contador binario - que é responsavel pela contagem dos minutos.

Após 60 pulsos - 60 minutos - em sua entrada o CI 1 é ressetado pelo gate 'A', este mesmo gate envia um pulso para o pino de clock do CI 2 - que é responsavel pelas horas.

Os diodos D5, D6 e o resitor de 4.7k, simulam um gate AND de duas entradas, responsavel pelo ressetamento do CI 2 quando este chega ao valor 24 - 24 horas.

OBs:.
1 - Ligar o ponto 'C' da base de Q1 ao ponto 'C' da fonte.
2 - Os numeros abaixo dos leds indicam seu valor binário.
3 - Como interpretar as horas:
-Exemplo 1 : Leds 1 e 8 das horas, acesos + leds 2 e 4 dos minutos, acesos = 9h:6m(nove horas e seis minutos)
-Exemplo 2 : Leds 16 e 2 das horas, acesos + leds 32 e 8 dos minutos, acesos = 18h:40m (dezoito horas e quarenta minutos).

Componentes:
D1 a D6 = diodos 1N4148.
R1 a R11 = resistor de 330R.
Gates A e B = CI 4082.
S1 = pushbutton NA - responsavel pelo acerto das horas.
S2 = pushbutton NA - responsavel pelo acerto dos minutos.

Click na imagem para ampliá-la


Sugestão para montagem
Vejam o video com a simulação deste circuito:
Video

Galo Eletronico


Com poucos componentes discreto é possivel criar um circuito que imite o canto de um galo.

Funcionamento:
Quando S1 é pressionado, polariza Q1 que entra em oscilação, polarizando a base de Q2, que
por sua vez polariza a base de Q3(que junto com Q4 leva essas oscilações a saida do Fte).

C1 = 220uF - É responsavel pela polarização de Q1, quando S1 deixa de ser pressionado.
C2 = 22uF - C3 = 47uF - C4 =150nf(cerâmico).
Q1 = transistor tuj 202646.
Q2 = Q3 = BC548 - Q4 = Bc558.
P1 = P2 = trimpot 10k.
R1 = 2k2 - R2 = 47 ohms - R3 = 10k - R4 = 1k - R5 = 2k2.



Gate - Entrada diodos


As vezes precisamos de uma porta com mais de duas entradas e não encontramos.
Quando isso acontecer é possivel aumentar a quantidade de entradas usando diodos.

A saida , s, só irá a nível alto quando todas as entradas - A, B, C e D - estiverem em nível alto.


Comando Motor Dahlander


Funcionamento: Pressionando b1 o contator C1 é energizado, permanecendo assim atraves do contato de selo C1-NA. O motor parte em baixa rotação.

Pressionando b2 o contator C2 é energizado, permanecendo assim atraves do contato de selo C2-NA. C2 coloca C3, o motor parte em alta rotação.
Click na imagem para ampliá-la