A finalidade de um motor em sistema estrela-triangulo é a de se reduzir a corrente de sua partida, ou seja, a corrente de pico no momento da partida. É necessário que o motor seja do tipo de rotor em gaiola de esquilo, e todas as pontas de ligação(6 se o motor for de seis pontas, 12 se for de doze pontas)devem ser externas.
A tensão triangulo deve ser a mesma da rede(será nesta tensão que o motor irá trabalhar). A tensão em estrela (tensão de partida do motor) também será a mesma da triangulo, a diferença esta no tipo de ligação dos terminais
do motor(na ligação estrela o motor oferece mais resistencia a passagem de corente, diminuindo assim a corrente de pico).
Funcionamento :
Pressionando B1, a bobinas do contator C1, e do relê temporizador D1 serão alimentadas. fechando o contato de selo de C1(NA),que manterá C1 energizado. O segundo contado NA de C1 também será fechado, alimentando o relê teporizador D1 e o contator C4(este contator é responsavel pela partida do motor em estrela). O motor dará a partida com sua tensão de pico reduzida.
Após o tempo programado(em segundos) o contato NF de D1 será aberto, a alimentação da bobina de C4 será cortada, ao mesmo tempo o contato NA de D1 será fechado, alimentado o contator C3(Ligação em triangulo). C3 será mantindo energizado através de seu contato de selo C3NA.
Todo processo descrito acima será repetido quando o botão B2(B2 é resposavel pela alimentação de C2) for pressionado, porém o motor terá rotação inversa.
B2NF e B1NF são contatos fechados das botoeiras B2 e B1, respctivamente. Esses contatos têm a função de intertravamento, ou seja, impedem que os contatores C1 e C2 sejam alimentados ao mesmo tempo.
C1NF, C2NF, C3NF, C4NF são contatos NF(normalmente fechado) dos contatores C1, C2, C3 e C4, respectivamente. Também têm a mesma função de B1NF e B2NF.
RL é um relê termico, tem a função de proteger o motor no caso de falta de uma das fases ou sobrecarga.
F1 à F4 são fusíveis do tipo NH ou Diazed, com capacidade de corrente de a cordo com a carga.
Click na imagem para ampliá-la
O comando ficou legal só que não há necessidade de um contato de selo de c3 pois ao desligar o comando na botoeira B0 ou B1 o contator c3 continua energizado devido o selo de c3.
ResponderExcluirOlá, Heliton
ExcluirVocê está certo em relação ao botão B1, já em relação ao botão B0, quando ele é premido, todos os componentes abaixo dele são desenergizados, visto que ele 'corta' a tensão na linha. Mas mesmo assim, retirei o contato de selo do C3, pois realmente ele não era necessário.
Em comando de reversão de motor, sempre que for mudar o sentido da rotação é aconselhavel desliga-lo primeiro para depois mudar a rotação - claro que existe situação em que isso não é possivel.
bom dia colega, estive montando o circuito acima e ele esta fechando curto e desarmando a chave geral em qualquer sentido de rotaçao.
ResponderExcluironde estou errando?
Ola, Ronaldo
ExcluirFica dificil, sem ver sua montagem saber com exatidão onde você está errando. Veja se não esqueceu nenhum intra-travamento, entre o Contator C1 e C2. Provavelmente os dois estão entrando ao mesmo tempo.