quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Estrela Triangulo com Reversão


A finalidade de um motor em sistema estrela-triangulo é a de se reduzir a corrente de sua partida, ou seja, a corrente de pico no momento da partida. É necessário que o motor seja do tipo de rotor em gaiola de esquilo, e todas as pontas de ligação(6 se o motor for de seis pontas, 12 se for de doze pontas)devem ser externas.

A tensão triangulo deve ser a mesma da rede(será nesta tensão que o motor irá trabalhar). A tensão em estrela (tensão de partida do motor) também será a mesma da triangulo, a diferença esta no tipo de ligação dos terminais
do motor(na ligação estrela o motor oferece mais resistencia a passagem de corente, diminuindo assim a corrente de pico).

Funcionamento :
Pressionando B1, a bobinas do contator C1, e do relê temporizador D1 serão alimentadas. fechando o contato de selo de C1(NA),que manterá C1  energizado. O segundo contado NA de C1 também será fechado, alimentando o relê teporizador D1 e o contator C4(este contator é responsavel pela partida do motor em estrela). O motor dará a partida com sua tensão de pico reduzida.

Após o tempo programado(em segundos) o contato NF de D1 será aberto, a alimentação da bobina de C4 será cortada, ao mesmo tempo o contato NA de D1 será fechado, alimentado o contator C3(Ligação em triangulo). C3 será mantindo energizado através de seu contato de selo C3NA.

Todo processo descrito acima será repetido quando o botão B2(B2 é resposavel pela alimentação de C2) for pressionado, porém o motor terá rotação inversa.

B2NF e B1NF são contatos fechados das botoeiras B2 e B1, respctivamente. Esses contatos têm a função de intertravamento, ou seja, impedem que os contatores C1 e C2 sejam alimentados ao mesmo tempo.

C1NF, C2NF, C3NF, C4NF são contatos NF(normalmente fechado) dos contatores C1, C2, C3 e C4, respectivamente.  Também têm a mesma função de B1NF e B2NF.

RL é um relê termico, tem a função de proteger o motor no caso de falta de uma das fases ou sobrecarga.

F1 à F4 são fusíveis do tipo NH ou Diazed, com capacidade de corrente de a cordo com a carga.

Click na imagem para ampliá-la



4 comentários:

  1. O comando ficou legal só que não há necessidade de um contato de selo de c3 pois ao desligar o comando na botoeira B0 ou B1 o contator c3 continua energizado devido o selo de c3.

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    1. Olá, Heliton

      Você está certo em relação ao botão B1, já em relação ao botão B0, quando ele é premido, todos os componentes abaixo dele são desenergizados, visto que ele 'corta' a tensão na linha. Mas mesmo assim, retirei o contato de selo do C3, pois realmente ele não era necessário.



      Em comando de reversão de motor, sempre que for mudar o sentido da rotação é aconselhavel desliga-lo primeiro para depois mudar a rotação - claro que existe situação em que isso não é possivel.

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  2. bom dia colega, estive montando o circuito acima e ele esta fechando curto e desarmando a chave geral em qualquer sentido de rotaçao.
    onde estou errando?

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    1. Ola, Ronaldo

      Fica dificil, sem ver sua montagem saber com exatidão onde você está errando. Veja se não esqueceu nenhum intra-travamento, entre o Contator C1 e C2. Provavelmente os dois estão entrando ao mesmo tempo.

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